top of page
Untitled

SAMPLE HATE

O Novo Nordeste Psicodélico

Início: Bem-vindo
Início: Música

Após o lançamento de 16 singles nos anos pandêmicos de 2020 e 2021, lançamos agora o EP “O Novo Nordeste Psicodélico”. É o nosso primeiro trabalho conceitual, com uma ideia bem elaborada de tema, início, meio e fim. Fugimos de vários estereótipos - temáticos, timbrísticos e estéticos - muitas vezes atrelados ao universo da música regional nordestina, buscando a apresentação de um nordeste diferente.


O nordeste defendido no trabalho é de caráter urbano e cosmopolita. Não nos cabe falar em cactos, seca, cangaceiros, gibão e vaqueiros. O EP apresenta um nordeste onde pode-se cantar em inglês, por exemplo; onde o acordeon pode fundir-se a sintetizadores e guitarras; onde rabecas sampleadas flutuam melodias acima de beats eletrônicos sincopados. Em um mesmo caldeirão musical, fundem-se violões, guitarras, synths, contrabaixos, samples, clarinetas, sanfonas e intrincados naipes percussivos, poesia, William Blake, movimento armorial, Sidarta Ribeiro, Age of Aquarius, Jorge Amado, Tom Zé, Belchior e Caetano. Mencionamos recortes de espaços e tempos que constituem nossas vidas potiguares. O nosso nordeste é uma cidade que se espalha meio às dunas e ao lixo; estamos mergulhados na incessante contradição entre as belezas naturais e os esgotos que as castigam.


A arte da capa do EP, assinada pelo artista potiguar Fernando de Paiva, foge do clichê da xilogravura, amplamente defendida nos parâmetros tradicionais da arte nordestina.  Fernando objetivou um resultado paradoxalmente duro e fluido: a simplicidade do uso apenas de linhas torna-se gradativamente intricada na medida em que os rostos simbióticos tomam forma e volume.


Tentamos, por nossa expressão artística, dissolver barreiras e restrições estéticas, purismos e protecionismos culturais. A cultura é, por natureza, indissociável do caráter da transmutação, da apropriação, da modificação e da liberdade. Mesmo as mais antigas manifestações humanas não se sustentam em pedestais cristalizados e inalcançáveis. A cultura se sustenta na experiência.


Are you experienced?


Sejam bem vind@s ao Novo Nordeste Psicodélico!



Início: Sobre
bottom of page